Festivais de escultura em areia

Estes festivais são exibições de escultura em areia de grandes dimensões realizadas em espaços exteriores. O conjunto de esculturas apresentado é, normalmente, dedicado a um tema e construído, antes da abertura ao público, por uma equipa de artistas de vários países, especialistas nesta nova forma de expressão artística. A construção de um festival deste tipo leva cerca de oito semanas, incluindo a preparação das infra-estruturas, e fica aberto ao público durante cerca de três meses. Estes festivais atraem um público diversificado e têm um forte impacto mediático, pela originalidade do projecto e pela qualidade e magnificência das esculturas exibidas. O FIESA, realizado anualmente em Portugal, surge inspirado noutros festivais realizados, um pouco por todo o mundo, no prosseguimento de uma tradição recente que utiliza a expressão artística na sua componente mais efémera. É o único festival do género na Península Ibérica e, pela sua dimensão e quantidade de areia utilizada, já se tornou na maior exposição de esculturas em areia construídas em todo o mundo. Este festival, que decorre durante o Verão em Pêra, no Algarve, pode ser visitado diariamente, de dia e de noite. Durante o dia as esculturas podem ser admiradas em todo o seu detalhe e a noite traz outra atmosfera ao parque de esculturas, que é iluminado por um jogo de luzes e, periodicamente animado pôr espectáculos de música, teatro e dança. O FIESA integra uma dimensão pedagógica, tendo um espaço para a realização de escultura em areia para todas as idades, orientadas por um escultor profissional. Além dos visitantes habituais estes festivais têm a visita dos alunos de muitas escolas do país.

Campeonatos de Escultura em Areia

As competições internacionais de escultura em areia têm o objectivo de apresentar os melhores exemplos desta arte perante o público local e têm uma periodicidade anual. Nessas competições os artistas são convidados e executam peças a solo ou em grupo. São, tal como os festivais, locais de encontro para os melhores escultores de areia do mundo. As esculturas são construídas de acordo com regras internacionais de competição artística durante um período de tempo determinado. Um júri competente baseia-se em critérios pré-definidos para escolher os vencedores, a quem é normalmente atribuído um prémio monetário. A dimensão, o tema e o formato da competição dependem da situação logística local e dos interesses culturais ou promocionais das entidades apoiantes. Durante e até ao fim da competição o parque de esculturas fica aberto ao público que poderá ir visitar e admirar as esculturas concorrentes. A ProSandArt tem desenvolvido vários formatos para competições de escultura em areia, estabelecendo regulamentos para competições deste género.

Eventos promocionais

Uma escultura em areia ou em neve, principalmente de grandes dimensões e grande qualidade artística, é uma forma única e eficaz de promoção, que tem sempre grande impacto junto do público e dos media. A ProSandArt, ao longo dos anos, tem organizado a construção de esculturas em areia promocionais de produtos e instituições. Centros comerciais, feiras e inaugurações têm sido os espaços mais utilizados para exibir uma peça ou um conjunto de esculturas alusivas e representativas de um tema ou marca. Cada escultura pode ser adequada aos objectivos promocionais do cliente e esta forma de promoção constitui uma forma inovadora de publicitar instituições ou marcas. A equipa da ProSandArt, que compreende a administração e os escultores de areia, oferece um serviço completo para implementar todo o tipo de projectos de escultura em areia.

Benefícios económicos e culturais

Os eventos de escultura em areia promovem o turismo cultural e atraem um enorme número de visitantes, de várias nacionalidades e localidades. Por outro lado, contribuem para o desenvolvimento do pequeno comércio local e chegam a gerar cerca de cem postos de emprego sazonal. Os festivais e campeonatos internacionais de escultura em areia dinamizam a vida cultural da região ou local onde ocorrem, que passa a albergar um dos grandes eventos culturais do país. Estes eventos suscitam também uma enorme atenção por parte dos media nacionais e internacionais, que lhes dedicam várias notícias e reportagens, atingindo cerca de 150 milhões de pessoas e gerando um valor promocional que pode atingir os 6.75 milhões de euros. À parte dos benefícios económicos, este tipo de eventos também gera outros efeitos qualitativos substanciais.

Eventos da ProSandArt em números

Os festivais de escultura em areia, cujo ingresso é pago, são visitados por um número elevado de pessoas. O número de visitantes varia consoante a época do ano, o local e a duração do festival. O FIESA, nas suas três edições foi visitado por cerca de 280 mil pessoas, aumentando o número de visitantes em cada ano. Quando a entrada é gratuita, como foi o caso do 1º Campeonato Internacional de Escultura em Areia, em 2005, na Figueira da Foz, o número de visitantes chega a atingir as 800 mil pessoas. Os grandes festivais de escultura em areia ocupam, geralmente, uma área compreendida entre 15,000 e 20,000 m2 e utilizam na construção das esculturas entre 15.000 e 25.000 toneladas de areia. São construídos por uma equipa de 30 a 50 escultores profissionais, cerca de 20 pessoas especialistas em compressão de areia e cerca de 30 pessoas para a organização de todos os aspectos logísticos e promocionais. No período de preparação também trabalha uma equipa polivalente constituída por 50 ou 100 pessoas, de acordo com a extensão do projecto.