Areia utilizada e locais de exibição

O factor mais importante na construção de uma escultura em areia é a qualidade da própria areia. Existem vários tipos de areia e nem todos são adequados para este tipo de construção, aliás, poucos o são. Por isso, é essencial analisar e testar a areia antes de empreender um evento deste género. Se depois de analisada a areia não é a adequado então o evento terá que mudar de local ou a areia terá que ser transportada até ele. Caso a escultura seja construída na praia, muitas vezes, a areia tem que ser transportada para o local da exibição, assim como acontece quando é construída no centro de uma cidade ou dentro de um edifício.

Processo de construção

Uma escultura em areia é uma construção feita unicamente de areia e água e utilizando a areia e as técnicas adequadas praticamente qualquer forma pode ser criada na areia. Além do tradicional castelo de areia é possível construir, com grande detalhe, diversas formas arquitectónicas, objectos, figuras humanas ou animais.

Meios necessários

O primeiro trabalho é o de empilhar areia de acordo com o projecto da escultura e misturá-la com água até conseguir um material compacto, que será depois delicadamente esculpido utilizando escovas e pequenos instrumentos. Em projectos de grandes dimensões são necessários, além dos instrumentos específicos para esculpir, alguma maquinaria para transportar e empilhar a areia no início da construção. No caso de esculturas muito altas são utilizadas caixas de madeira para ajudar a consolidar a estrutura da escultura. A água é o outro ingrediente essencial e por isso é necessário que se encontre perto do local de trabalho, bem como algumas mangueiras.

Assistência técnica

É necessária assistência técnica especializada para implementar um evento de escultura em areia. É necessário experiência e conhecimento suficiente para compactar a areia e construir esculturas de grandes dimensões, que chegam a atingir os 15 metros de altura, em condições de segurança para os escultores e sem perigo de virem a cair.

Dimensão das esculturas

A quantidade de areia utilizada depende da dimensão da peça a ser realizada. Como acontece no FIESA as esculturas podem atingir os 15 metros de altura, com 80 metros de largura o equivalente a 3600 metros cúbicos de areia.

Tempo de realização

Uma escultura detalhada de três metros de altura pode ser realizada por um escultor profissional em três dias de trabalho intenso.

A durabilidade das esculturas

Após anos de experiência de escultores de vários países com os mais variados tipos de areia tornou-se possível hoje em dia criar esculturas em areia que permanecem bastante tempo. No exterior, sujeita às condições atmosféricas, uma escultura de areia permanece mais ou menos intacta entre três a cinco dias, mas se areia for a adequada e as formas forem pulverizadas com água regularmente, a escultura pode resistir vários meses aos factores de erosão naturais como a chuva e o vento. O recorde de longevidade de uma escultura de areia realizada no exterior é de dois anos, na Califórnia. Num compartimento fechado e acondicionado, as esculturas podem resistir dezenas de anos.