O 1º Campeonato Internacional de Esculturas em Areia da Figueira da Foz, foi realizado pela ProSandArt, com a colaboração da Figueira Grande Turismo, na praia da Figueira da Foz.
A ideia foi a de criar num espaço público e para o público, um evento de qualidade e diferente do habitual, dirigido a todas as idades e a todos os que vivem e que visitam a Figueira da Foz durante a época balnear.
Um conjunto de regras internacionais, segundo um tema livre, foram seguidas por dez escultores profissionais de várias nacionalidades, que construiram peças únicas de grandes dimensões no decorrer dos quatro dias da competição. No final do quarto dia as peças foram premiadas por um júri competente, convidado pela organização ProSandArt e pela Figueira Grande Turismo.
O 1º prémio foi atribuido á escultura de Tim Handford, do Reino Unido, com de titúlo “Interior”
O 2º prémio foi atribuido á escultura de Fergus Mulvany, da Irlanda, com o titúlo “Sonho raposódia em ambar”
O 3º prémio foi atribuido a Alper Alagoz da Turquia, com a escultura de titúlo “Desejando um mundo verde”
Logística
Cada escultor apresentará a competição uma peça de 10m3 de volume.
Em simultâneo ao campeonato foi construida por sete escultores, uma peça central de 150m3 de volume e 5 metros de altura, numa área de 150m2, inspirada na história de “Nemo”.
Na totalidade o conjunto das esculturas ocupou uma área de 3600 m2 e foram utilizados 250 m3 de areia.
Desde a construção até ao término da exposição, entre 9 de Julho e 30 de Agosto de 2005, cerca de 800 mil pessoas visitaram este evento e puderam observar livremente todo o processo, desde o inicio da construção da peça central, até ao começo e fim do campeonato, tendo o conjunto das obras ficado expostas e com livre acesso